O QUE É clamidiose em calopsita E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS E TRATAMENTO?

 

O QUE É clamidiose em calopsita E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS E TRATAMENTO?

O QUE É clamidiose em calopsita E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS E TRATAMENTO?
 

A clamidiose calopsita é uma doença que requer a atenção de quem quer ter um animal desses em casa. Porque a ave pode vir com a bactéria já do antigo criadouro. Outro motivo é porque trata-se de uma zoonose, que pode ser transmitida aos humanos. É importante ter cuidados e observar . Leia até o final tudo que precisa saber, para evitar e diagnosticar a doença.

Clamidiose calopsita é causada por uma bactéria
A clamidiose em calopsita, conhecida também como psitacose ou ornitose, é causada por um microrganismo chamado Chlamydia psittaci. Essa bactéria pode contaminar aves, répteis e mamíferos.

A bactéria causadora da clamidiose de calopsitas não é muito resistente quando está em contato  com ambiente. No entanto, ela pode ser eliminada com o uso de desinfetantes normais utilizados para a limpeza doméstica , assim como com a incidência de luz solar.

Porém, quando a Chlamydia psittaci está presente em fezes secas de animais infectados, ela continua muito ativa e por um longo período, podendo assim, infectar outros animais.

Apesar de  estarmos falando em clamidiose nas calopsitas essa bactéria também pode acometer outros animais. Sendo que já foi  diagnosticada em aproximadamente 465 espécies de aves.

Portanto, se uma calopsita com clamidiose for levada para um viveiro com outras espécies de aves, tem grandes possibilidades de os outros animais serem contaminados pela doença.



Tem casos de transmissão vertical, ou seja, a fêmea infectada pode contaminar o ovo quando realiza a postura e, assim sendo, infectar o filhote.
ase no diagnóstico clínico com posterior confirmação do exame de PCR (laboratório).

O remédio para clamidiose em calopsitas varia de acordo com o quadro. No geral, o profissional prescreve um antibiótico e suporte vitamínico. Além disso, a ave deve ser isolada das demais, para evitar que os outros sejam acometidos pela doença.

Como evitar a clamidiose calopsita
Quem tem viveiros e diversas aves em casa precisa ter cuidado para que um animal doente não seja reunido às demais e transmita. Por isso, é importante ter os seguintes cuidados:

Evite o contato das aves com aves silvestres, que sejam da fauna;
Mantenha o viveiro limpo;
Garante que a ave seja criada em um ambiente seguro, seco e ventilado;
Caso adquira um novo animal, mantenha-o em quarentena antes de juntá-lo às demais aves,
A visita frequente das aves ao médico veterinário também é uma rotina importante para garantirmos a saúde destes animais.

Sintomas:
Apatia;
Penas eriçadas;
Anorexia (parar de comer);
Desidratação (consequente da má alimentação e da alteração no aparelho digestório);
Conjuntivite;
Problemas respiratórios,
Alteração na coloração das fezes, que passa a ter aparência esverdeada.

Tratamento:
O tratamento é feito com antibióticos e complementação vitamínicos
É preciso ter cuidados com a higiene, evitar contato com outras aves, manter o viveiro limpo, ambiente seguro, seco e ventilado .
Mantenha-o em quarentena antes de juntá-lo às demais aves,
Visite o veterinário frequentemente.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto