Como cuidar bem da minha calopsita
Um par de pássaros será uma boa companhia um para o outro. Mas, eles podem não se relacionar tão bem com você ou imitar a fala e os sons. Manter um único pássaro é bom, mas você precisa gastar uma quantidade significativa de tempo interagindo com a calopsita diariamente. Se o seu estilo de vida torna isso impossÃvel, arranje um par de pássaros para evitar a solidão e o comportamento de automutilação.
Essas aves são naturalmente confusas e produzem poeira em suas penas. É usado na tosa e pode deixar um revestimento pulverulento nas gaiolas e acessórios. Dê banho ou borrife seu pássaro com água uma vez por semana. A limpeza regular da gaiola é necessária. Muitas gaiolas de calopsitas vêm com uma bandeja inferior removÃvel para facilitar a tarefa.
As calopsitas são ativas e brincalhonas e devem ter uma gaiola grande. Forneça uma gaiola que tenha pelo menos 20 polegadas quadradas e 26 polegadas de altura. O espaçamento nas barras da gaiola não deve ter mais de 3/4 de polegada de largura. Você não quer que o pássaro fique com a cabeça presa na gaiola. As barras horizontais da gaiola oferecem a melhor oportunidade para o pássaro subir e fazer o exercÃcio necessário. A gaiola deve ter espaço suficiente para colocar alguns poleiros em diferentes nÃveis. A ave deve ser capaz de se mover facilmente entre os poleiros.
Corte as asas e unhas de sua calopsita duas vezes por ano. Você pode fazer isso sozinho, mas precisa aprender o método adequado, caso contrário é muito fácil para essas aves sangrarem até a morte. Se você não se sentir à vontade com isso, um veterinário ou criador de aves pode fazer isso por você.
As calopsitas estão sujeitas a alguns perigos domésticos. Evite colocar a gaiola do pássaro em áreas com correntes de ar ou perto da cozinha. A fumaça de panelas de teflon aquecidas pode matar essas aves